Pesquisar

quarta-feira, 5 de março de 2014

Esporte e Economia

Esporte é dinheiro
Qual a relação entre os grandes assuntos da economia e o futebol? O que pensam dois dos maiores craques dos investimentos e das comunicações? Escolha o seu livro de cabeceira


Carolina Guerra





O Futebol Explica O Brasil – Uma história da maior expressão popular do País
Quando Cafu, o capitão da Seleção Brasileira, ergueu a taça de Campeão do Mundo em 2002, sua ideia foi apenas uma: mostrar que não esqueceu de suas origens, apesar de ter chegado tão longe. Por este motivo ele escreveu 100% Jardim Irene, o nome do bairro de periferia paulistana em que nasceu, na camiseta oficial. No mesmo ano, em um clima de esperança, Lula se tornaria o primeiro torneiro mecânico a se eleger presidente da República. Na Copa anterior, em 1998, um mês após o Brasil ter perdido para a França na final, o presidente Fernando Henrique culpou a crise econômica da Rússia pela situação no Brasil, que foi forçado a desvalorizar o real em janeiro do ano seguinte. Já em 1994, quando o Brasil se tornou tetracampeão, o Plano real mudaria para sempre a história da inflação no País. Esses e outros paralelos estão em O Futebol Explica o Brasil, do historiador e jornalista Marcos Guterman. Assim como fizeram o historiador Eric Hobsbawn e o autor Salmon Rushdie, que pensaram a influência do futebol na sociedade, Guterman relaciona a história do futebol e a do Brasil. Desde a chegada do esporte no País, com Charles Miller, até a conquista do pentacampeonato mundial, em 2002. “Se olharmos bem, o futebol traduz os dilemas nacionais”, sintetiza Guterman. Ele começou o livro a partir de uma tese de mestrado sobre a relação entre a Copa de 70 e o governo Médici.
Agora, em tempos de Copa, e com o Brasil em alta, por essa lógica, o Brasil tem tudo para levar o título, certo? “Temos um futebol muito competitivo e o time está bem estruturado, mas quem sabe o que pode acontecer?”, diz o autor.
Muitos investidores acreditam que para ficar rico no mercado financeiro basta entender a sua lógica. George Soros, considerado um dos maiores gurus das finanças, discorda. Para ele, o mercado financeiro é instável e caótico. Logo, seu credo é: entenda o caos e fique rico. Soros acredita que o instinto de manada é o que regula o mercado. Quem descobrir quando a manada vai atrás de certa ação, moeda ou commodity, triunfará como investidor. É o que ele fez. Sua ascensão meteórica e suas ideias estão em George Soros Definitivo. O autor, o americano Robert Slater, consagrado pelos livros que escreveu sobre Jack Welch, traçou o perfil do investidor a partir de entrevistas de pessoas que conviveram com ele, com colegas de sua cidade natal e até com o próprio mito.

George Soros Definitivo - A história e as ideias de um dos mais influentes investidores do mundo
Em 2007, o australiano Rupert Murdoch apresentou uma oferta não-solicitada de compra do The Wall Street Journal, o principal diário financeiro dos EUA. O valor, de US$ 5 bilhões, tornou-se irrecusável para os donos da publicação, que amargavam a evasão de leitores rumo à internet. Dono de diversos jornais, da rede Fox e do MySpace, ele era mais conhecido pela propriedade de alguns dos tabloides mais impiedosos do Reino Unido e dos Estados Unidos. Em A Cabeça de Rupert Murdoch, o autor, Paul R. La Mônica, editor da CNNMoney, analisa a obsessão de Murdoch por aquisições. Aos 78 anos e com um patrimônio superior a US$ 8 bilhões, ele vaticina: “No futuro, o grande não vai mais derrotar o pequeno. Será o rápido derrotando o lento”.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=5&ved=0CFMQFjAE&url=http%3A%2F%2Fwww.terra.com.br%2Fistoedinheiro-temp%2Fedicoes%2F640%2Fartigo159679-1.htm&ei=tlcXU4jAIouqkAfdmIDwBQ&usg=AFQjCNG27gBFVcrDJFloPoLTsGrTeKtIyA&sig2=05V6W9qNs5camNv8gUJ1CQ&bvm=bv.62286460,d.eW0

Vantagens da copa do mundo no Brasil:

1-Investimentos em transporte;
2-Investimentos em habitação;
3-Investimentos em infraestrutura;
4-Complexos viários;
5-Viadutos;
6-Obras de sinalização;
7-Promoção de acessibilidade;
8-Geração de empregos;
9-Investimento no setor privado como rede de hotelarias, restaurantes, etc;
10-Turismo.


Desvantagens da copa do mundo no Brasil:

1-Gasto excessivo de dinheiro público nas obras;
2-Superfaturamento das obras;
3-Construção de novos estádios em capitais que já tem pelo menos um grande estádio;
4-Perdas aos cofres públicos com os investimentos na manutenção das estruturas pós-eventos;
5-Redução de verbas públicas destinadas a saúde;
6-Redução de verbas públicas destinadas a educação;
7-Corrupção;
8-Turismo sexual;
9-Com os investimentos mais concentrados nos estádios e seus arredores, desconfia-se que pouco sobrará da copa como real benefício para o dia-a-dia da população brasileira em geral.

10-Elevados preços nos ingressos dos estádios.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20140305081811AAhevng

Nenhum comentário:

Postar um comentário