Pesquisar

quinta-feira, 6 de março de 2014

As Principais Células do Corpo Humano

As células são responsáveis por nossa vida, elas que formam todo o nosso corpo, todas as partes, tecidos órgãos e etc, sem elas seria impossível ter vida, ela é essencial e existem muitos tipos:


Células do sangue que são elas EXEMPLOS: 

Monócito, eritrócito, acidófilo, linfócito T, linfócito B, basófilo, macrófago, trombócito. 

Do cérebro. 
célula de Schawn, micróglia, célula dendrítica, neurônio. 
Osso: osteoblasto, osteoclasto. 

Musculos. 
Olhos: cones, bastonetes. 
E tem adipócitos, células glandulares endócrinas, exócrinas e merócrinas, mioblasto cardíaco, ilhotas de Langerhans, etc, etc 
Células de sarcômero, fibroblastos. E também muitas outras, mas essas formam uma boa parte. Às vezes essas células são conhecidas por outros nomes e também há as células embrionárias que são usadas para pesquisas de curas de doenças, são doenças que podem ser curadas com essas células embrionárias que passam por estudos constantes no mundo inteiro, pois muitas doenças poderão ser curadas com essas células que podem se dividir ficando semelhantes a outras células do corpo, assim poderão tomar o lugar de células que estão ruins ou mortas no corpo humano. 


Monócito

Monócitos rodeados por glóbulos vermelhos, observados ao microscópio a partir de uma amostra de sangue.
Um monócito é um leucócito: parte do sistema imunitário do corpo humano. É um dos 5 tipos principais de leucócitos (neutrófilos,eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos) baseado na aparência em esfregaços vistos com microscopia óptica.
Os monócitos desenvolvem-se a partir da medula óssea, circula depois na corrente sanguínea por poucos dias e finalmente deslocam-se para os tecidos onde, por razões históricas, são denominados macrófagos (ou outros nomes).
Os monócitos que migram do sangue para os tecidos são denominados macrófagos. Os macrófagos são os responsáveis pela protecção dos tecidos. Mantêm os tecidos livres de corpos estranhos. São também as células predominantes na arteriosclerose.

Eritrócito

Componente celular do sangue, também designado por hemácia ou glóbulo vermelho. Os eritrócitos são as células mais numerosas do sangue e, com exceção dos mamíferos Camelídeos, são anucleados, com formato de um disco bicôncavo e avermelhados. Estas células, com origem nos eritroblastos do tecido mieloide da medula vermelha óssea, inicialmente possuem núcleo e não têm cor. Nos mamíferos, exceto nos Camelídeos, o núcleo durante o desenvolvimento do eritroblasto - eritropoiese - desaparece. A cor vermelha que os eritrócitos apresentam, quando maduros, é devida à presença, no seu interior, de uma proteína com estrutura quaternária, à qual está associada um grupo heme, com átomos de ferro - hemoglobina. 

Os eritrócitos desempenham funções de transporte de gases respiratórios, principalmente oxigénio, que seliga de um modo reversível à hemoglobina. O monóxido de carbono, pelo contrário, forma ligações (quase)irreversíveis, impedindo o transporte de oxigénio até às células e desencadeando um processo de asfixia.
No ser humano adulto, existem cerca de 5 milhões de hemácias por ml de sangue, com um tempo médio deduração de 120 dias. Findo este tepo são eliminadas no fígado e no baço e substituídas por outrasidênticas.






Acidófilo

Designação de uma substância, tecido ou organismo com afinidade para os ácidos.
É também a designação dos organismos que têm preferência por meios ácidos.

Linfócito

Uma imagem de um linfócito feita a partir de um microscópio eletrônico.


Linfócito é um tipo de leucócito (glóbulo branco) presente no sangue. São produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco linfóides que se diferenciam em células pre-búrsicas e pre-timocitos. Os pre-timocitos dão origem aos Linfócitos T que por sua vez vão amadurecer nos tecidos linfóides; já as células pre-búrsicas dão origem aos Linfócitos B. Há ainda uma terceira classe. Por sua aparência ao microscópio, há duas categorias de linfócitos: os grandes e pequenos. A maioria mas não todos os linfócitos granulares com tamanhos maiores, são os chamados linfócitos Natural Killer (células NK ou exterminadoras naturais). Os linfócitos pequenos podem ser linfócitos T ou linfócitos B. Os linfócitos têm um papel importante na defesa do corpo. Os linfócitos T são o principal responsável pela chamada imunidade celular, agindo ora de forma a estimular ou atenuar a produção de anticorpos pelos linfócitos B, ora diretamente sobre os antígenos ou células corporais infectados por esses, destruindo-os. Os linfócitos B dão origem aos plasmócitos e celulas B de memória que geram os anticorpos. São o principal responsável pela chamada imunidade humoral, que dá-se via produção e diluição de anticorpos nos fluidos teciduais ou corporais.

Basophil.jpgBasófilos

Os basófilos são um tipo de célula. Eles fazem parte da porção do sangue responsável pelas defesas ou imunidade do organismo. Eles são avaliados pelo hemograma e ajudam na detecção de várias doenças. Acredita-se que eles também estão relacionados às alergias, assim como os eosinófilos, pois produzem histamina e heparina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário