Ecologia
1)Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar: "É preciso saber diferenciar o fluxo do ciclo", diz Garcia. "Explicar cada um, mostrando, por exemplo, que o primeiro vai dos produtores até os decompositores de forma unidirecional, com perda de energia em cada nível trófico; enquanto o segundo flui ciclicamente, já que a matéria é constantemente aproveitada". Nesse mesmo tema, aparecem assuntos mais relacionados ao meio ambiente. Leal recomenda que o candidato estude também poluição do ar e poluição das águas. "É preciso saber as causas do efeito estufa e que as bactérias consomem o oxigênio das águas, causando a morte dos peixes", diz.
2)Relações ecológicas: As relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos merecem destaque. "É importante conhecer e saber citar exemplos de mutualismo e protocooperação, por exemplo", diz Garcia.
Citologia
3)Núcleo e membrana celular: "O candidato tem que conhecer a célula, seus componentes e respectivas funções", diz Sasson. Listam-se aí a divisão celular (mitose e meiose) e os processos de controle das células. "As reações químicas que envolvem síntese de proteínas e ácidos nucleicos também são importantes", dizem os especialistas.
Botânica
4)Fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese: "É importante conseguir reconhecer e diferenciar cada um [fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese]", diz Garcia. Outros conhecimentos essenciais, na opinião do professor Leal, é saber a equação da fotossíntese e que o oxigênio produzido no processo vem da água.
5)Ciclos reprodutivos vegetais: "O mais importante em botânica não é memorizar os diversos nomes presentes nos grupos vegetais. O candidato deve entender onde acontece a meiose, quando ocorre a formação de gametas, em que momento tem um, dois ou três conjuntos de cromossomos", diz Garcia. Para Sasson, o candidato deve saber o que cada grupo dos vegetais inaugura em termos evolutivos, além das funções dos cinco hormônios vegetais.
Genética
6)Herança dos grupos sanguíneos: Genética é sempre cobrada nos vestibulares, concordam os professores. Para Garcia, o candidato tem que dominar ao sistema ABO, sistema RH e a herança sexual. "Problemas como daltonismo e hemofilia, que estão ligados ao cromossomo X, também podem aparecer", diz Sasson.
Fisiologia animal
7)Sistemas dos animais: Os sistemas circulatório, digestório, respiratório, reprodutor e excretor, em especial dos seres humanos, merecem a atenção do vestibulando. Sasson recomenda ainda que os candidatos estudem os grandes grupos animais com o enfoque na evolução dos sistemas, no que cada grupo inaugura em termos evolutivos.
Já Leal, aposta nos artrópodes. "É o grupo animal mais importante. É preciso estudar as suas características e entender como funcionam os seus sistemas", diz.
Para Garcia, é importante também saber qual a função e onde são encontrados os cinco anexos embrionários (saco vitelino, alantóide, âmnio, cório e placenta).
Zoologia
8)Doenças: Para Garcia, as protozooses , como amebíase, doença de chagas, malária e leishmaniose, assim como as verminoses (esquistossomose, amarelão e ascaridíase) "são as mais comuns". "Temas comuns na mídia costumam cair nos exames", diz Garcia. E, por isso, outra doença em evidência é a dengue.
Atualidades
9)Biotecnologia: "O aluno precisa entender os conceitos e aplicações de células-tronco e clonagem ", diz Garcia. Para o professor, a genética molecular é a "sensação do momento e não pode ser deixada de lado".
Evolução
10)Teorias evolucionistas: as teses formuladas por Lamarck e Darwin devem ser entendidas, assim como a teoria neodarwinista. Para Garcia, "é importante estudar as evidências embriológicas, os órgãos homólogos, análogos, vestigiais".
Fonte de Pesquisa:
Vestibular uolAnfibios
Os Anfibios | |
Digestão | Na fase adulta, que ocorre no ambiente terrestre, os anfíbios são carnívoros. Alimentam-se de minhocas, insetos, aranhas, e de outros vertebrados.A língua, em algumas espécies de anfíbios é uma das suas características adaptativas mais importantes. Os sapos caçam insetos em pleno vôo, utilizando a língua que é presa na parte da frente da boca e não na parte mais interna. Quando esticada para fora da boca, a língua desses animais alcança uma grande distância, além de ser pegajosa, outro fator facilitador na captura da presa. Possuem estômago bem desenvolvido, intestino que termina em uma cloaca, glândulas como fígado e pâncreas. Seu sistema digestório produz substâncias capazes de digerir a "casca" de insetos. |
Excreção | Os anfíbios fazem a sua excreção através dos rins, e sua urina é abundante e bem diluída, isto é, há bastante água na urina, em relação às outras substâncias que a formam. |
Circulação | Os anfíbios têm circulação fechada (o sangue circula dentro dos vasos). Como ocorre mistura de sangue venoso (rico em gás carbônico) e arterial (rico em oxigênio) a circulação neste grupo de animais é do tipo incompleta. O coração dos anfíbios é dividido em três cavidades: dois átrios ou aurículas e um ventrículo. |
Reprodução | O lugar para a reprodução dos anfíbios varia entre as espécies. Pode ser uma poça transitória formada após uma chuva , um rio, lago ou um açude. Há também os que procriam na terra, desde que seja bem úmida. O acasalamento da maioria dos anfibios acontece na água. O coaxar do sapo macho faz parte do ritual "pré-nupcial". A fêmea no seu período fértil, é atraída pelo parceiro sexual por meio do seu canto e do seu coaxar. Esse canto varia de acordo com a espécie. A maioria das espécies possuem dois ou três tipos de cantos diferentes. Além do canto nupcial (que atrai as parceiras), há os cantos de advertência com os quais o macho defende seu território da aproximação de outros machos. A fêmea com o corpo cheio de óvulos é agarrada pelo macho com um forte "abraço". Esse "abraço" pode levar dias, até que a fêmea lance os seus gametas (isto é, os seus óvulos) na água. Então o macho também lança os seus espermatozóides, que fecundam os óvulos, cujo desenvolvimento ocorre na água. O sapo, a rã e a perereca realizam fecundação externa. A salamandra e a cobra-cega realizam fecundação interna. Nos numerosos ovos protegidos por uma grossa camada de substâncias gelatinosa, que geralmente se prendem às plantas aquáticas, as células vão se dividindo e formando embriões. Os ovos fecundados eclodem e as larvas denominadas girinos, vivem e crescem na água até realizarem a metamorfose para a vida adulta. |
Respiração | O sistema respiratório dos anfíbios revela a sua posição de transição entre o meio terrestre e aquático, pois na fase larvar respiram por brânquias (inicialmente externas e depois internas) e no adulto respiram principalmente por pulmões. |
Habitat | Na fase larval seu habitat e o aquático,na adulta seu habitat e perto dos rios,lagos na terra,pois sua respiração e cutânea e precisa da pele úmida para respirar |
Sistema Nervoso | O sistema nervoso é mais desenvolvido que o dos peixes, é constituído por um sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e um sistema nervoso periférico. O sistema nervoso dos anfíbios é basicamente semelhante ao dos peixes. O centro da atividade encefálica permanece na região dorsal do mesencéfalo, onde as células cinzentas se concentram numa região chamada teto. O telencéfalo tem uma natureza predominantemente olfatória, mas, pela primeira vez em vertebrados encontram-se células nervosas invadindo o pálio. Apesar destas localizarem-se internamente o resultado é um aumento dos hemisférios cerebrais. Apresentam movimentos lentos e vagarosos por apresentar cerebelo pequeno. Existem 10 pares de nervos cranianos. As raízes dorsais e ventrais dos nervos espinhais, unem-se na passagem pelo foramen intervertebral, em vez de ocorrer fora desse foramen. Como na maioria dos peixes, ou dentro do canal neural, como nos amniotas. O aparelho auditivo também apresenta maior desenvolvimento nos anfíbios, pois já há o aparecimento do ouvido médio ou caixa timpânica. Esta caixa é limitada externamente pela membrana do tímpano, que pode ser observada na superfície do corpo do animal, na cabeça. A visão é o principal tipo de sensibilidade dos anfíbios. No sapo por exemplo, os olhos são grandes e situados em posição especial na cabeça, de modo que dá ao animal um ótimo campo visual. Eles são protegidos por duas pálpebras e uma membrana nictitante que funciona como se fosse um limpador de pára-brisa, mantendo o olho constantemente limpo. |
Esqueleto | O esqueleto dos anfíbios mostra uma novidade, que são duas cinturas ósseas, a escapular (anterior) e a pélvica (posterior), ás quais se prendem as extremidades locomotoras. |
Revestimento Externo | Presente e o revestimento externo é feito pela pele lisa, úmida, fina, glandular e altamente vascularizada. Os anfíbios apresentam as glândulas paratóides e os cromatóforos, relacionados à pigmentação da pele. Uma outra coisa que não se deve esquecer é que a cloaca está presente nos seguintes animais: Peixes cartilaginosos, anfíbios, répteis e aves. |
Representantes | sapo, rã, salamandra, perereca, cobra-cega, Necturus, Siren, Tritão. |
Fontes de Pesquisa:
Só BiologiaYahoo
Yahoo
Puc
Maravilhas do Cerrado
Ebah
Yahoo
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